sábado, 16 de fevereiro de 2013

Modo e tempo verbal

Esse é um tema bastante cobrado pela FCC e espero que você se surpreenda com esse macete!

Basta responder a uma pergunta
Antigamente ou Maria quer que ?

Isso mesmo, vamos pegar 2 verbos, cantar e vender para ver como funciona.

Caso(1)
Antigamente eu cantava
Antigamente eu vendia
Antigamente eles cantavam

Antigamente + sujeito + verbo


Caso(2)
Maria quer que eu cante
Maria quer que eu venda
Maria quer que eles vendam

Maria quer que + sujeito + verbo


Em que tempos os casos 1 e 2 estão? não interessa!! o  objetivo é matar questões, vamos lá

Questão1 - FCC - 2013 - TRT1


Assim pensava o maior arquiteto e mais invocado sonhador do Brasil.

O verbo empregado nos mesmos tempo e modo que o verbo grifado acima está em:

 a) Houve um sonho monumental...
 b) ... descolara-se dela, na companhia de seu líder, em 1990.
 c) ... com que a vida seja mais justa.
 d) ... Niemeyer tinha “as montanhas do Rio dentro dos olhos”...
 e) ... este continua desprotegido, entregue à sorte que o destino...

Resolução:

vamos ver o verbo pensava, bom, Maria quer que eu pensava? claro que não, Antigamente eu pensava!
Agora vamos pegar os verbos de cada alternativa e ver se também se enquadra no caso do antigamente

a) houve -- Antigamente houve parece bom, mas está errado, veja bem, Antigamente + sujeito + verbo
b) descolara - Antigamente eu descolara fica ruim, o certo é antigamente eu descolava
c) seja - Antigamente eu seja, fica ruim
d) tinha - Antigamente eu tinha, fica bom, poderia ser também Antigamente ele tinha, é a nossa resposta!
e) continua - Antigamente ele continua ... nada a ver


Lembre-se que a estrutura é
Antigamente + sujeito + verbo
o sujeito pode ser (eu, tu ele,.... )


Vamos para mais uma questão

--

Questão 2 - FCC - 2012 - MPE-AP

... não disponham de nenhum remédio...

O verbo empregado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima está em:

 a) ... derrubam árvores e construções...
 b) ... nas coisas que se viram...
 c) ... quando vierem as cheias...
 d) ... todos fogem diante dele...
 e) ... eles escoem por um canal...


Resolução:

O verbo é disponham, bem, Maria quer que eles disponham me parece bom! vamos buscar os verbos das alternativas e procurar ver o que essa tal de Maria quer!

a) derrubam
b) viram
c) vierem
d) fogem
e) escoem

A única que fica bom é 'Maria quer que eles escoem',
Gabarito: E

---

Espero que tenham gostado dessa dica!




3 comentários: